Opera Software
  1. Barras de Ferramentas
  2. Menus
  3. Painéis
  4. Speed Dial (Marcação Rápida)
  5. Favoritos
  6. Widgets
  7. Notas
  8. Opera Link
  9. Bloqueio de Conteúdo
  10. Protecção de Fraude
  11. BitTorrent
  12. Modos de aparência
  13. Ferramentas de Desenvolvimento
  14. Preferences
  15. Advanced Preferences
  16. Temas
  17. Atalhos do Teclado
  18. Utilizar o Rato
  19. Utilizar a Voz
  20. E-mail e Notícias
  21. Feeds
  22. Conversação
  23. Caixas de diálogo
  24. Fazer Backup do Opera

Segurança

Preferências de Segurança

Preferências > Avançadas > Segurança

Prima Page Down e Page Up para alternar diapositivos

A segurança de um browser reside na definição da identidade dos indivíduos e organizações que desejam efectuar negócios na Internet e fornecer-lhes um canal seguro para o fazerem. Poderá gerir o ambiente de segurança fornecido pelo Opera através das preferências de segurança.

Definir palavra-passe mestra

Os certificados de cliente, por vezes chamados de certificados pessoais, são-lhe atribuídos por bancos ou outros sítios Web seguros para poderem identificá-lo. Uma vez que os certificados de cliente armazenados no seu computador têm o propósito de o identificar, o Opera necessita protegê-los através de uma palavra-passe mestra.

O Opera irá pedir-lhe para definir uma palavra-passe mestra a primeira vez que instalar um certificado de cliente. Deverá escolher uma palavra-passe que seja impossível de adivinhar e mantê-la em segredo. Quando quiser utilizar os seus certificados de cliente o Opera irá pedir-lhe que introduza a palavra-passe mestra.

Para alterar a palavra-passe mestra mais tarde, ou para definir uma palavra-passe mestra mesmo que não possua nenhum certificado de cliente, pressione o botão "Definir Palavra-Passe Mestra". A palavra-passe mestra poderá ser usada para proteger não só os seus certificados de cliente mas também as suas palavras-passe guardadas.

Pedir a palavra-passe

Assim que a palavra-passe mestra esteja definida, poderá ajustar o intervalo em que esta é verificada. Por padrão, o intervalo está definido para "Sempre que necessário", o que significa cada vez que precisar de um certificado de cliente, ou cada vez que precisar de armazenar uma palavra-passe, se tiver seleccionado "Utilizar palavra-passe mestra para proteger palavras-passe guardadas".

Utilizar palavra-passe mestra para proteger palavras-passe guardadas

Se seleccionou a opção "Utilizar palavra-passe mestra para proteger palavras-passe guardadas", a palavra-passe mestra será exigida sempre que precisar de uma palavra-passe armazenada, ou o intervalo estiver definido para "Pedir palavra-passe".

Activar a Protecção de Fraude

A Protecção de Fraude visa-o sobre sítios Web suspeitos ao verificar o nome do seu domínio na base de dados de sítios Web conhecidos de "phishing" e "malware". Encontra-se activada por padrão e poderá ser activada/desactivada ao seleccionar a caixa "Activar Protecção de Fraude".

Gerir certificados

Prima o botão "Gerir Certificados" para conferir os certificados instalados.

Pessoal
Certificados de cliente que o identificam durante transacções com sítios Web seguros
Autoridades
As Autoridades de Certificados certificam a identidade dos sítios Web
Intermediários
As Autoridades de Certificado Intermediárias certificam a identidade dos sítios Web
Aprovados
Aprovou estes certificados, que possuem problemas de segurança
Rejeitados
Rejeitou estes certificados, que possuem problemas de segurança

Protocolos de Segurança

Os protocolos de segurança são utilizados para comunicar em segurança com sítios onde estão envolvidos dados sensíveis, como informação de cartões de crédito.

Quando se encontra em sítios que utilizam protocolos de segurança, uma barra de segurança amarela será exibida dentro do campo de endereço, ou uma barra de segurança verde para sítios com Validação Extensível (EV). Para além de um ícone de um cadeado que sinaliza o nível actual de segurança, irá também visualizar o nome da organização a que o certificado está registado. Clique na barra para informação adicional.

Saiba mais sobre segurança