Opera Software
  1. Barras de Ferramentas
  2. Menus
  3. Painéis
  4. Speed Dial (Marcação Rápida)
  5. Favoritos
  6. Widgets
  7. Notas
  8. Opera Link
  9. Bloqueio de Conteúdo
  10. Protecção de Fraude
  11. BitTorrent
  12. Modos de aparência
  13. Ferramentas de Desenvolvimento
  14. Preferences
  15. Advanced Preferences
  16. Temas
  17. Atalhos do Teclado
  18. Utilizar o Rato
  19. Utilizar a Voz
  20. E-mail e Notícias
  21. Feeds
  22. Conversação
  23. Caixas de diálogo
  24. Fazer Backup do Opera

E-mail e Notícias

Prima Page Down e Page Up para alternar diapositivos.

Introdução

O cliente de e-mail e notícias do Opera foi desenhado para lhe oferecer rapidez, elegância e ser de fácil utilização.

Todas as mensagens que recebe são automaticamente ordenadas consoante o remetente, conteúdo e tipo de mensagem. São mantidas numa única base de dados e podem, portanto, aparecer segundo várias ordenações sem ser necessário copiar ou mover.

Importar mensagens

Siga este procedimento para importar mensagens, informação sobre contactos e configurações de outros clientes de e-mail:

  1. Seleccione Ferramentas > Contas de correio e conversação.
  2. Clique "Adicionar" e seleccione "Importar e-mail".
  3. Seleccione qual o cliente de e-mail do qual deseja importar.
  4. Se o Opera não localizou a pasta correcta, clique em "Escolher" para seleccionar a pasta onde as mensagens se encontram.
  5. Seleccione qual a conta para qual importar; escolha "<nova conta>" para importar para uma nova conta.
  6. Seleccione se deseja importar as configurações, contactos, mensagens ou uma combinação.
  7. Clique "Importar" para começar a importação.

As mensagens importadas são tratadas da seguinte forma:

Configurar uma nova conta

Siga este procedimento para configurar uma nova conta sem importar mensagens antigas:

  1. Seleccione Ferramentas > Contas de correio e conversação.
  2. Clique "Adicionar" e seleccione o tipo de conta de e-mail que deseja (provavelmente será POP se não tiver a certeza).
  3. Insira o seu nome, endereço e-mail e, opcionalmente, a organização a que pertence.
  4. Insira o seu nome de utilizador (log-in) e palavra-passe (dados pelo seu fornecedor do serviço).
  5. Insira a informação sobre o servidor de correio dada pelo fornecedor do serviço.
  6. Clique "Terminar" para criar a conta.

As mensagens que ainda não estão no seu computador serão, então, transferidas do servidor de correio.

Dica: Consulte o artigo on-line do Opera com informação sobre como utilizar o cliente de e-mail com a sua conta Premium de Correio Web da Opera.

Escrever mensagens

Dica: O tipo de letra na janela de composição pode ser alterado nas preferências de tipo de letra.

Ler mensagens

Por padrão, as novas mensagens serão transferidas para o seu computador em intervalos regulares, mas pode também escolher fazê-lo manualmente, por exemplo, se está a utilizar uma ligação telefónica. Localize a sua vista "Não lidas" no painel ou menu de Correio para ver novas mensagens.

Vista de mensagens explicada

A secção de mensagens está dividida em quatro partes:

  1. A barra de ferramentas com botões para acções comuns
  2. Um campo que lista as mensagens
  3. Um campo que exibe o conteúdo da mensagem seleccionada
  4. Um campo onde pode inserir e enviar uma resposta rápida à mensagem seleccionada

Clique nas colunas para ordenar as mensagens de acordo com o critério correspondente.

As mensagens que aparecem em azul na lista de mensagens não foram ainda vistas (seleccionadas pelo cursor). Mensagens em negrito não foram ainda marcadas como lidas.

Smileys

O Opera é capaz de exibir emoticons de texto na forma de smilyes gráficos nas mensagens de e-mail e de notícias. Isto é alternado na barra de ferramentas de e-mail em Ver > Aparência > Activar smileys. Para visualizar todos os smileys disponíveis, por favor consulte a ajuda da Conversação.

Pesquisa rápida

Para pesquisar rapidamente por um termo ou palavra específica em todas as mensagens na vista actual, utilize o campo de "Pesquisa rápida" na barra de ferramentas de e-mail. As mensagens serão ordenadas ao inserir o texto.

Menu de contexto da lista de mensagens

Faça clique-direito numa mensagem para várias opções:

Clique no botão Ver na barra de ferramentas de e-mail para ver as múltiplas escolhas de como exibir as mensagens:

Se utilizar a resposta rápida para responder a uma mensagem, o Opera irá remover o texto que estiver citado mais de duas vezes.

Dica: Pode especificar níveis de quotas para retirar em "accounts.ini". O texto de substituição pode ser editado em "english.lng".

Aviso: s mensagens em HTML podem conter marcadores que procuram dados na Internet. Isto representa um risco para a segurança e está, por padrão, desactivado.

Organizar as mensagens

O painel de correio exibe um esquema de vistas que organiza as suas mensagens. Tenha em atenção os seguintes detalhes sobre o esquema de mensagens:

Faça clique-direito numa vista para múltiplas escolhas:

Nota: As mailing lists são identificadas por pesquisarem por cabeçalhos de mailing lists padrão. Consulte IETF RFC 2919 para especificações.

Filtrar

O filtro de spam

A vista de spam separa publicidade e mensagens indesejadas das outras mensagens de outras vistas. Por padrão, o filtro interno de spam do Opera está definido para força média e irá analisar as mensagens que são adicionadas ou removidas ao filtro para melhorar continuamente a filtragem automática.

O filtro interno de spam examina as mensagens com conteúdos suspeitos, sem endereço de remetente e por aí em diante. Se demasiados elementos questionáveis forem encontrados, a mensagem é considerada como spam. Pode alterar as configurações do filtro de spam ao fazer clique-direito em "Spam" no painel e seleccionar "Propriedades" no seu menu de contexto.

Criar o seu esquema de filtros

Se deseja organizar as suas mensagens para além do que é feito automaticamente, pode criar os seus próprios filtros de mensagens para se parecerem com pastas de mensagens tradicionais. Filtro de alto nível são criados ao fazer clique-direito em qualquer sítio dentro do painel de correio e seleccionando "Novo filtro".

Pode fazer as mensagens aparecer no seu filtro manualmente, ao fazer clique-direito na mensagem na vista de mensagens, e seleccionar o filtro sob "Mostrar em", ou automaticamente, ao configurar os filtros com regras específicas para filtragem de mensagens. Cada mensagem pode aparecer em quantas vistas desejar.

Para editar o nome de um filtro ou as regras que lhe são associadas, seleccione-o no painel e prima Alt+Enter.

Estão disponíveis as seguintes acções de filtros:

Ao aumentar o número de mensagens no seu computador, torna-se necessário a busca rápida de mensagens específicas. O Opera detém múltiplas opções de pesquisa de mensagens:

Gerir contas

Pode seleccionar diferentes configurações para cada uma das suas contas em Ferramentas > Contas de correio e notícias.

Geral

Servidores

Insira a informação de e-mail ou de notícias que recebeu do seu fornecedor de serviço. Contacte se o seu fornecedor de serviço se alguma informação estiver em falta.

Dica: Para proteger as suas palavras-passe de e-mail e notícias, insira uma palavra-passe de segurança nas preferências de segurança do Opera.

A Receber

De Saída

IMAP

Sobre o IMAP

O IMAP organizar as suas mensagens no servidor de correio. Independentemente de onde se encontra quando consulta o seu e-mail, verá as mesmas mensagens organizadas da mesma forma, mesmo utilizando diferentes computadores.

Cuidado: Configurar uma conta de e-mail para utilizar o POP e o IMAP simultaneamente pode causar problemas. Portanto, escolha entre POP ou IMAP para cada conta.

Configurar uma conta IMAP

Antes te tentar configurar uma conta IMAP, certifique-se que o serviço de e-mail que utiliza a suporta. Depois siga o procedimento para POP e seleccione IMAP em vez de POP quando lhe for pedido.

Utilizar o IMAP

Quando a sua pasta IMAP estiver configurada, e todas as mensagens tiverem sido transferidas para o seu computador, o seu esquema de pastas IMAP irá surgir no painel "Correio" sob "Correio para...".

A pasta da CAIXA DE ENTRADA é a pasta padrão para as mensagens de chegada e não pode ser apagada. Clique-a para ler as suas mensagens. Ler e enviar mensagens com IMAP é semelhante a trabalhar com POP.

Manutenção das pastas IMAP

Vá a Correio > pastas IMAP para personalizar o seu esquema de pastas IMAP. Clique nas caixas de selecção para seleccionar quais as pastas IMAP a que deseja aceder do seu computador.

Tenha em atenção que quando apaga uma pasta IMAP do servidor de correio, todas as mensagens nessa pasta serão perdidas.

Para mover uma mensagem de uma pasta IMAP para outra, arraste a mensagem da vista de mensagens e largue-a na nova pasta.

Opções

As opções de conta são semelhantes à POP, com as seguintes adições:

Nota: Para desfrutar completamente das capacidades IMAP deverá estar ligado à Internet.

Exportar mensagens

Se deseja exportar as suas mensagens de e-mail do Opera para utilizar numa nova instalação do Opera ou noutro cliente de e-mail, a forma mais fácil de o fazer é certificar-se que todas os tipos de mensagens de entrada se encontram na vista "Recebidas". Depois faça clique-direito e seleccione "Exportar". O Opera irá exportar todas as mensagens na vista seleccionada para um só ficheiro comprimido de fácil importação.

Qualquer vista no painel de correio pode ser exportada individualmente. Isto inclui as mensagens enviadas e os rascunhos.

Notícias

Enquanto uma mensagem de e-mail é normalmente enviada para uma só pessoa ou algumas pessoas, o envio de um artigo noticioso pode ser comparado a colocar uma mensagem num fórum de conversação público.

Configurar uma conta de notícias

  1. Vá a Ferramentas > Contas de correio e notícias.
  2. Clique em "Adicionar" e seleccione "Notícias".
  3. Insira o seu nome, endereço de e-mail e organização (opcional).
  4. Insira a informação do servidor de notícias dada pelo seu fornecedor de serviço.
  5. Clique em "Terminar" para criar uma nova conta.

Dica: Para participar em newsgroups sobre o Opera, insira news.opera.com como servidor de notícias.

Subscrever a newsgroups

  1. Vá a Correio > Newsgroups.
  2. Subscreva a grupos ao clicar nas caixas respectivas na lista.
  3. Clique para subscrever.

Dica: Insira texto no campo de "Pesquisa rápida" para encontrar um newsgroups específico sem ter que consultar toda a lista.

Ler notícias

Para ler um newsgroup, clique no grupo que deseja consultar sob o cabeçalho "Notícias em" no seu painel de correio. Ler e escrever artigos é bastante semelhante a lidar com mensagens de e-mail. Tenha em atenção, no entanto, o seguinte:

Saiba mais