Opera Software
  1. Barras de Ferramentas
  2. Menus
  3. Painéis
  4. Speed Dial (Marcação Rápida)
  5. Favoritos
  6. Widgets
  7. Notas
  8. Opera Link
  9. Bloqueio de Conteúdo
  10. Protecção de Fraude
  11. BitTorrent
  12. Modos de aparência
  13. Ferramentas de Desenvolvimento
  14. Preferences
  15. Advanced Preferences
  16. Temas
  17. Atalhos do Teclado
  18. Utilizar o Rato
  19. Utilizar a Voz
  20. E-mail e Notícias
  21. Feeds
  22. Conversação
  23. Caixas de diálogo
  24. Fazer Backup do Opera

Caixas de diálogo

Prima Page Down e Page Up para alternar diapositivos

Esta página descreve algumas das diferentes caixas de diálogo do Opera.

Caixa de diálogo de arranque

Se deseja decidir quais as páginas com que deve aparecer cada vez que iniciar o Opera, active a caixa de diálogo de arranque nas preferências "Gerais". Tenha em conta que a caixa de diálogo de arranque surgirá sempre que o Opera for obrigado a encerrar ou que tenha saído bruscamente.

Dica: Tente iniciar o Opera sem qualquer página se tiver problemas a iniciar o Opera.

Caixa de diálogo de sessão

Quando tem múltiplas páginas ou janelas abertas no Opera, pode gravar os seus endereços para o disco como uma "sessão". Isto faz com que possa carregar esse ficheiro de sessão mais tarde, no arranque ou no meio de outra sessão, para reaver essas páginas.

Apagar dados privados

Esta caixa de diálogo ajuda-o a apagar informação sobre a sua actividade de navegação se estiver a trabalhar num computador partilhado, mas certifique-se que não apaga dados úteis inadvertidamente.

Aviso: Após apagar dados privados pode ter que reinserir várias palavras-passe, definir de novo preferências em certos sítios Web.

Saiba mais sobre como manter a segurança e a privacidade num computador partilhado

Aparência

Esta é a caixa de diálogo que o permite alterar completamente a aparência do Opera.

Skin Transformações num só clique da aparência e esquema de cores do Opera
Painéis Seleccione quais exibir e onde os exibir
Barras de ferramentas Seleccione quais exibir e onde as exibir
Botões Adicione e posicione os elementos das barras de ferramentas da forma que lhe convier

Reportar um problema com o sítio

Alguns sítios Web e serviços podem não funcionar exactamente como deseja no Opera. Isto poderá acontecer quando determinados serviços são produzidos para um browser específico.

Se um sítio não é exibido ou não funciona correctamente no Opera, contacte-nos através da caixa de diálogo enquanto o sítio em questão se encontra na página activa. Especifique o quão grave julga ser o problema e adicione um comentário se achar necessário.

Alguma informação sobre o seu computador e configurações do browser será enviada para a Opera para ajudar a encontrar a causa do problema com o sítio. Clique no botão "detalhes" na caixa de diálogo para ver esta informação.

Se estiver convencido que encontrou um defeito no browser em si e não num sítio específico, por favo denuncie-o como um bug.

Transferir ficheiro

A caixa de diálogo de transferências surge quando transfere um ficheiro.

Clique em "Abrir" e guardar o ficheiro na pasta de transferências e executá-lo quando a transferência estiver completa.

Clique em "Guardar" para especificar onde guardar o ficheiro. Após a transferência do ficheiro, abra-o ao fazer duplo-clique no painel de Transferências.

Nota: Utilize software de protecção contra vírus antes de executar ficheiros transferidos.

Saiba mais sobre transferências.

Apagar mensagem

Ao apagar uma mensagem de e-mail da vista comum, esta não é realmente apagada, mas movida para a vista Lixo. Para reaver a mensagem apagada, abra a vista Lixo e clique no botão "Reaver".

Para apagar a mensagem permanentemente, apague-a na vista Lixo. Para apagar todas as mensagens no lixo, faça clique-direito no painel de Correio e seleccione "Esvaziar lixo".

Aviso de certificado

Os certificados são utilizados para verificar se um sítio Web é seguro para ser utilizado. A maioria das vezes os certificados são plenamente válidos e poderá prosseguir com a sua navegação em segurança.

Se existe algo questionável sobre um certificado, uma caixa de diálogo de aviso será exibida. Pode escolher prosseguir, mas não poderá ser-lhe garantido um nível de segurança total.

Certificado do servidor expirado

Os certificados, como os cartões de crédito, têm uma data em que expiram, e devem ser renovados periodicamente por aqueles que mantém o sítio.

Ao aceitar um certificado expirado não faz com que segurança seja reduzida necessariamente, no entanto tenha em consideração qual o sítio que visita e há quanto tempo o certificado expirou.

Nome do certificado errado

Um certificado é emitido por uma autoridade para um só sítio utilizar, e os sítios não podem trocar entre si certificados, dado que isso iria invalidar todo o propósito dos certificados.

Não é recomendado que aceite certificados que pertençam a outro sítio.

Assinante do certificado não encontrado

Os certificados são assinados por uma autoridade. Por exemplo, a versão segura do sítio Web da Universidade de Oslo é autorizado pela organização Thawte.

Se o assinante de um certificado não for encontrado na lista de autoridades, não deverá aceitar o certificado a não ser que tenha uma relação de confiança com o sítio.

Alguns certificados são auto-assinados, isto é, assinados pela pessoa ou organização que gere o sítio, e não uma autoridade. Confiar num certificado auto-assinado de um, por exemplo, empregado seu, pode ser considerado como seguro.

Se sabe que o assinante pode ser de confiança, e deseja que todos os sítios utilizando este assinante sejam considerados como seguros, instale o certificado e adicione-o à sua lista de autoridades regulares.

Dica: Para visualizar a sua lista de autoridades, clique em preferências de segurança.

Saiba mais sobre privacidade e segurança no Opera