Opera Software
  1. Barras de Ferramentas
  2. Menus
  3. Painéis
  4. Speed Dial (Marcação Rápida)
  5. Favoritos
  6. Widgets
  7. Notas
  8. Opera Link
  9. Bloqueio de Conteúdo
  10. Protecção de Fraude
  11. BitTorrent
  12. Modos de aparência
  13. Ferramentas de Desenvolvimento
  14. Preferences
  15. Advanced Preferences
  16. Temas
  17. Atalhos do Teclado
  18. Utilizar o Rato
  19. Utilizar a Voz
  20. E-mail e Notícias
  21. Feeds
  22. Conversação
  23. Caixas de diálogo
  24. Fazer Backup do Opera

BitTorrent

Prima Page Down e Page Up para alternar diapositivos.

O Opera possui um suporte interno para o protocolo BitTorrent. O BitTorrent é um protocolo de distribuição de ficheiros peer-to-peer que lhe permite transferir ficheiros de grande dimensão sem saturar um só servidor porque a transferência é distribuída.

Apesar de ser frequentemente referido como "download", o protocolo BitTorrent apoia-se em todos os utilizadores para serem distribuidores de ficheiros .torrent. Enquanto transfere um arquivo BitTorrent para o seu computador está também a distribui-lo a outros utilizadores. Não é possível descargar sem enviar, embora possa restringir a utilização da largura de banda.

Partilhar e Receber

Ao clicar numa hiperligação .torrent, o Opera irá exibir-lhe uma caixa de diálogo onde poderá especificar em que pasta deseja guardar o ficheiro. Clique em "Sim" para iniciar a transferência.

Depois de ter transferido uma porção para o seu computador irá iniciar a partilha das partes que já possui com outros utilizadores BitTorrent, também conhecidos como pares (peers). Quantos mais pares ajudarem a distribuir o ficheiro mais rápida será a transferência.

Nota: Irá continuar a partilhar o conteúdo mesmo após ter terminado a transferência até que escolher parar a transferência do ficheiro ou fechar o Opera.

Preferências BitTorrent

As preferências BitTorrent poderão ser acedidas a partir da caixa de diálogo exibida quando iniciar uma transferência de um torrent.

Nas preferências poderá especificar quanta largura de banda deverá ser permitida para descargar e para enviar respectivamente. Se achar que o BitTorrent está a absorver demasiada capacidade disponível da sua rede com a restrição de largura de banda automática, terá de reajustar estas configurações.

Porta de escuta e teste

O seu computador pode não estar configurado de forma a poder partilhar BitTorrents. Nas preferências existe também um campo para especificar em que porta deverá estar situada a porta de escuta para ligações de entrada. Utilize o botão "Teste" ao lado do campo "Porta de escuta" para verificar se a sua configuração actual funciona.

Se o teste falhar, poderá ter que alterar as configurações do seu router e/ou firewall para permitir ligações de entrada BitTorrent na porta especificada.

Tenha em conta que algumas das portas utilizadas frequentemente por BitTorrent poderão também estar bloqueadas pelo seu fornecedor de serviço ou administrador de sistema.

Avisos

A primeira vez que utilizar o seu sistema operativo ou firewall irão avisá-lo que bloquearam o Opera. Esta situação é causada pela tentativa que o Opera faz de abrir a porta necessária para partilhar conteúdo, e a sua firewall quer certificar-se que essas portas não sejam abertas sem o seu conhecimento.

Se isto se suceder, certifique-se de que desbloqueia o Opera antes de prosseguir.

O Opera possui um motor de busca BitTorrent interno disponível no campo de pesquisa extensível na barra de endereço.

Saiba Mais

BitTorrent na Wikipedia