Opera Software
  1. Barras de Ferramentas
  2. Menus
  3. Painéis
  4. Speed Dial (Marcação Rápida)
  5. Favoritos
  6. Widgets
  7. Notas
  8. Opera Link
  9. Opera Turbo
  10. Opera Unite
  11. Bloqueio de Conteúdo
  12. Protecção de Fraude
  13. BitTorrent
  14. Modos de aparência
  15. Ferramentas de Desenvolvimento
  16. Preferences
  17. Advanced Preferences
  18. Temas
  19. Atalhos do Teclado
  20. Utilizar o Rato
  21. Utilizar a Voz
  22. E-mail e Notícias
  23. Feeds
  24. Conversação
  25. Caixas de diálogo
  26. Actualização Automática

Histórico

Prima Page Down e Page Up para alternar diapositivos

As páginas Web visitadas recentemente, colectivamente conhecidas como "históricos", são armazenadas pelo Opera para que possa voltar a vê-las mais tarde. A forma de acesso mais simples ao histórico do browser é o botão de "Retroceder" (), mas não é a única: poderá pesquisar por páginas Web no seu histórico pela data da última visita ou pelo conteúdo da página.

Dentro do que é possível, o histórico encontra-se em cache: para exibir a cache insira opera:cache no campo de endereço. Dependendo das configurações definidas em preferências, os itens do histórico serão eventualmente removidos da lista.

O Histórico é cronológico

Para exibir o histórico global, insira opera:history no campo de endereço. Em alternativa, abra o painel do histórico (atalho: Ctrl + H), onde o seu histórico se encontra dividido em categorias: "Hoje", "Ontem", "No início da semana", "No início do mês", e "Antigos".

Ao navegar, o Opera cria uma base de dados pesquisável do seu histórico com base no conteúdo de texto completo de todas as páginas visitadas. Para aceder a esta base de dados, insira uma palavra-chave na barra de endereço ou no campo de "Pesquisa rápida" no painel do histórico. A mesma informação está disponível na página opera:historysearch.

Histórico de endereços inseridos

O Opera inclui uma categoria especial para itens do histórico chamada "histórico de endereços inseridos". Esta categoria inclui apenas os endereços em que entrou explicitamente, e não aqueles que visitou através de hiperligações. O histórico de endereços inseridos está acessível ao clicar na seta extensível no lado direito do campo de endereço ou ao pressionar a seta para baixo no teclado quando o campo de endereço está seleccionado. O Opera Link permite-lhe partilhar o seu histórico de endereços inseridos com outros computadores e dispositivos.

Preferências

Preferências > Avançadas > Histórico

Lembrar endereços visitados para o histórico e auto-completação

Pode especificar o número máximo de endereços inseridos que o Opera deverá lembrar. Tenha em conta que um histórico muito grande poderá fazer com que o Opera demore a iniciar.

Para apagar o histórico global, prima .

Lembrar conteúdo em páginas visitadas

Quando esta caixa está seleccionada, está activada uma pesquisa de texto completo do seu histórico.

Cache de memória

Para activar um acesso rápido, o Opera utiliza a memória do seu computador para armazenar páginas recentemente visitadas. Geralmente, é uma boa ideia deixar o Opera gerir a cache de memória automaticamente.

Cache de disco

O Opera armazena páginas visitadas tanto na memória como no disco, para que possam estar disponíveis após reiniciar. Aumente a cache de disco se deseja armazenar um maior número de cópias de páginas Web e mantê-las por mais tempo.

Por padrão, o Opera coloca em cache todo o conteúdo (documentos, imagens e outros conteúdos) das páginas Web.

Para apagar todo o conteúdo em cache do seu disco, prima . Para apagar a cache automaticamente sempre que sair do Opera, seleccione "Esvaziar ao sair".

Nota: Definir a cache de disco para zero não significa que nada será escrito no disco, mas que o armazenamento de informação será evitado sempre que possível.

Verifique se a página em cache está actualizada no servidor

Quando revisita páginas Web, o Opera normalmente adquire uma nova versão, mesmo que a maioria do conteúdo Web não seja actualizado frequentemente. Verificar as alterações com menos assiduidade poderá aumentar a velocidade de navegação.

Nota: Se raramente verifica as alterações, poderá, por vezes, ter que recarregar uma página Web para obter a sua versão mais recente.